O plantio de aveia preta com a finalidade de produção de massa (palhada) faz parte do planejamento do sistema de produção de grãos da Sementes Mutuca.
Para o plantio da aveia preta, as sementes são tratadas com produtos para controle de insetos sugadores (pulgões). Havendo necessidade, é realizado também o controle de pragas durante o ciclo da cultura (lagartas). Na adubação de base são aplicados 15 kg de nitrogênio e 34 kg de P2O5 (fósforo), por hectare.
A produção de fitomassa de aveia preta nas condições atuais de manejo na Sementes Mutuca é de 10.730 kg.ha-1. Essa grande quantidade de fitomassa contribui para o aumento da fertilidade química (ciclagem de nutrientes), fertilidade biológica (fornecimento de substratos para os microrganismos do solo), bem como para aumentar o armazenamento de água no perfil do solo, ajudando na proteção do solo contra os impactos das gotas de chuva e o escorrimento superficial e também regulando a temperatura do solo.
A dessecação da aveia preta é realizada no final de julho, seguida da rolagem da palhada. No final de agosto é semeado o milho hiper-precoce e após a colheita do milho na segunda quinzena de fevereiro, faz-se o plantio de feijão. Lembrando sempre que deve-se rolar a palhada em sentido transversal ao do plantio.
Em breve teremos mais informações interessantes sobre a aveia preta como nossa cobertura vegetal!
Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos.
Commentaires